Tudo o que Você Precisa Saber sobre as Certificações Microsoft Project 74-343 74-344

Você conhece as certificações 74-343 e 74-344 do Microsoft Project?

Não basta conhecer metodologias e padrões de gerenciamento de projetos. Cada vez mais, é necessário dominar o uso de ferramentas para lidar com os desafios atuais na gestão dos projetos. Concorda?

Pare para pensar quanto tempo você investe em aprender a utilizar bem as ferramentas a sua disposição. Desde emails no Microsoft Outlook, passando pelo pacote Office (Word, Excel, PowerPoint…). Bom, se você é como a maioria das pessoas que eu conheço, nunca se preocupou em fazer um curso nem ler um livro sobre essas ferramentas.

Já imaginou quanto tempo você poderia economizar no seu dia se utilizasse bem as ferramentas disponíveis?

Muitas pessoas dizem que sabem usar essas ferramentas. Mas será que somos realmente proficientes? Eu conheço um gerente de projetos bem organizado em seus emails, utilizando pastas, automações, regras simples do GMail ou Outlook, etiquetas… Sempre que pergunto a ele alguma informação, ele encontra rapidamente.

E o Microsoft Word? Quanto tempo gastamos com formatações, fazendo e refazendo os documentos… Microsoft Excel nem se fala. Usamos menos de 10% das funcionalidades. Até o PowerPoint, um dos softwares mais onipresentes, é mal utilizado.

Agora vamos pensar na gestão de projetos sem ferramentas…

Quando eu falo sobre ferramentas, alguns colegas dizem “não existia software de gestão de projetos em 1960, fizeram todo o programa espacial americano sem essas ferramentas…”. Muito bem, eu concordo. Entretanto, demoraram quase 10 anos e as equipes eram enormes, full time. Basta você assistir o filme Mulheres da NASA. 

O contexto dos projetos atuais é muito diferente:

  • As equipes possuem membros geograficamente distribuídos;

  • Membros da equipe são part time;

  • Vários projetos concorrem pelos recursos;

  • O prazo de execução é cada vez menor;

  • As restrições são maiores;

  • Muitas mudanças e volatilidade;

  • Maior número de stakeholders envolvidos; e,

  • Muito mais…

Não é impossível você gerenciar projetos sem o apoio de software. Porém, é muito mais difícil, trabalhoso e demorado. É como fazer as contas sem uma calculadora. Enfim, se você não aprender a usar sua calculadora financeira HP 12C (ou Excel!?), não vai adiantar muita coisa o seu conhecimento em administração. O mesmo vale para gestão de projetos.

Portanto, escolha um software de gerenciamento de projetos e se aprofunde nele.

Saiba que o Microsoft Project é a ferramenta mais presente nas organizações. Inclusive, as certificações 74-343 e 74-344 são bem valorizadas no mercado. Assista o vídeo abaixo para saber mais.

Quer saber mais sobre o Microsoft Project e as

Certificações 74-343 e 74-344?

Baixe seu Livro Gratuito Aqui