Certificação PMP ou CAPM? Saiba como Passar nos Exames do PMI.

Certificações PMP® e CAPM®

Project Management Professional – PMP®

Como resultado da necessidade de gerentes de projetos capacitados, as empresas estão passando a exigir a certificação Project Management Professional (PMP®) daqueles que se candidatam a vagas de gerente de projetos. Este livro pretende capacitar os leitores a passarem na prova de certificação PMP®, suprindo a lacuna da literatura e bibliografia nacional voltada para as certificações do PMI®, uma vez que são poucos os livros em português voltados para PMP® e CAPM®.

Já é possível fazer a prova de certificação PMP® em português do Brasil, embora a grande maioria dos candidatos ainda prefira fazer a prova diretamente em inglês. Para se candidatar à prova PMP®, é preciso preencher os seguintes requisitos:

Requisitos de educação

  • Curso formal de pelo menos 35 horas/aula em gerenciamento de projetos;

Requisitos de experiência

  • categoria I (profissionais com 3o grau completo): 4.500 horas e 36 meses de experiência nos últimos 6 anos;
  • categoria II (profissionais com 2o grau completo): 7.500 horas e 60 meses de experiência nos últimos 8 anos;

Concordar com e aderir ao Código de Conduta Profissional (Code of Professional Conduct®).

Após obter a certificação PMP®, o profissional deverá se submeter a uma recertificação a cada três anos. Esta recertificação tem como objetivo apoiar o desenvolvimento profissional dos membros certificados por meio dos Requerimentos de Certificação Continuada (Continuing Certification Requirements – CCR) para a manutenção do certificado PMP®. Além disso, o CCR dá maior sustentabilidade e credibilidade à certificação PMP®.

Os profissionais PMP® devem acumular um mínimo de 60 Professional Development Units (PDU) a cada ciclo trianual de Continuidade da Certificação. Essas PDUs ou unidades de desenvolvimento profissional são utilizadas para quantificar atividades de serviço profissional e aprendizagem dos detentores das certificações do PMI®, devendo estar relacionadas a tópicos de gerenciamento de projetos
coerentes e consistentes com os processos descritos no Guia PMBOK®.

Certified Associate in Project Management – CAPM®

Além da certificação PMP®, há outras certificações do PMI®, dentre as quais destacamos a certificação CAPM® (Certified Associate in Project Management). Essa certificação foi criada para membros de equipes de projeto e gerentes de projetos iniciantes, que ainda não possuem os requisitos para a certificação PMP®.

O conteúdo programático da prova de certificação CAPM® é basicamente o mesmo da prova de PMP®, ambas voltadas ao gerenciamento de projetos descrito no Guia PMBOK®. A diferença é que no Exame PMP® as questões são bastante situacionais, abordando casos práticos de modo a atestar a proficiência e experiência do candidato como gerente de projetos; já no exame CAPM® as questões são mais técnicas visando atestar o conhecimento teórico dos candidatos sobre o Guia PMBOK®, que costumam ser membros de equipes de projeto ou gerentes de projeto iniciantes.

Os requisitos para realizar a prova de certificação CAPM® são:

  • ter pelo menos o 2o grau completo e experiência mínima de 1.500 horas como membro de equipe de projeto; ou
  • ter participado de pelo menos 23 horas de treinamento formal em gerenciamento de projetos.

Os profissionais aprovados no exame CAPM® serão recertificados a cada cinco anos, devendo refazer o exame CAPM® ou, caso sejam elegíveis, optar por realizar a prova de certificação PMP®.

Outras certificações do PMI®

Portfolio Management Professional – PfMP®

Credencial do PMI® criada para reconhecer as qualificações no gerenciamento coordenado de um ou mais portfolios que visam a atingir os objetivos organizacionais. O PfMP® é um profissional que possui conhecimentos e experiência comprovados, estando capacitado a gerenciar coordenadamente projetos, programas e portfólio dentro da organização.

Program Management Professional – PgMP®

Credencial do PMI® criada para reconhecer as qualificações de profissionais que comandam o gerenciamento coordenado de múltiplos projetos e programas, gerenciando também portfólios das organizações. O PgMP® é um profissional que deve possuir larga experiência em gerenciamento de programas e na definição de objetivos estratégicos da organização.

Risk Management Professional – PMI-RMP®

Certificação que visa atestar a proficiência e conhecimentos na área de gerenciamento de riscos dos profissionais de gerenciamento de projetos. O profissional PMI-RMP® deve possuir bastante conhecimento e experiência em técnicas de planejamento, identificação, comunicação e resposta a riscos em projetos.

Scheduling Professional – PMI-SP®

Certificação que tem o objetivo de validar a experiência e os conhecimentos do profissional na atividade de desenvolver e manter cronogramas de projeto, utilizando técnicas de planejamento e controle para atingir os objetivos de deadline (marcos do projeto). A aprovação no exame PMI-SP® comprova a capacitação dos profissionais para atuar em projetos com prazos críticos, que necessitam de conhecimentos específicos em técnicas de cronograma.

O que você ganha com uma Certificação?

Atualmente, a demanda por gerentes de projeto e membros de equipe de projetos qualificados é enorme.

As certificações do PMI® são reconhecidas mundialmente como um forte diferencial competitivo para os profissionais e para as empresas que possuem esse tipo de profissional qualificado e certificado.

O profissional certificado é reconhecido por seus conhecimentos na área de gerência de projetos, o que impulsiona sua carreira e garante maiores salários.

Várias empresas estão exigindo de seus fornecedores e contratados um profissional apto para assumir a responsabilidade pelos projetos que contratam.

Benefícios em obter certificações:

  • demonstra interesse do profissional em se aperfeiçoar, vontade de aprender;
  • compromisso ético-profissional;
  • reconhece sua experiência, pré-requisito de determinadas certificações, e seu conhecimento em gerenciamento de projetos, atestado pelo sucesso no exame;
  • aumenta sua empregabilidade, prestígio e salários dos profissionais.

Muitas empresas, organizações governamentais e não governamentais estão exigindo profissionais certificados para atuar em projetos grandes e complexos.

Particularmente nosso país, por suas características de estar em desenvolvimento acelerado e necessitando de muitas obras de infraestrutura, carece de gerentes de projeto e membros de equipes de projeto qualificados que assumam os postos de trabalho abertos e outros que estão surgindo, de maneira a satisfazer essas novas demandas.

Existe grande discussão em torno das certificações, não apenas em gerenciamento de projetos, mas em qualquer outra área. Obter uma certificação não torna você um profissional melhor ou pior. Porém, certificações, assim como diplomas e certificados, atestam que você possui determinados conhecimentos e experiência incrementando seu currículo e aumentando sua empregabilidade. A certificação PMP®, por exemplo, é vista como uma das cinco certificações mais valiosas mundialmente.

Como se preparar para o Exame de Certificação?

O primeiro ponto importante a saber sobre o exame é que o candidato precisa ter a “visão do PMI®”, isto é, as perguntas devem ser respondidas com base nas melhores práticas de gerenciamento de projetos. Uma das grandes causas de fracasso no exame é a falta de conhecimento do Guia PMBOK®, além da falta de experiência em aplicar seus conceitos.

 

Para os exames do PMI®, assuma que:

  • o projeto é grande e complexo, portanto necessita de todos os processos descritos no Guia PMBOK®;
  • o gerente e sua equipe fizeram um planejamento adequado e realista do projeto;
  • sua organização possui um Escritório de Projetos e ativos de processos organizacionais;
  • sua organização possui lições aprendidas e dados históricos de projetos anteriores;
  • o gerente de projeto é proativo, não reativo – gasta mais tempo prevenindo problemas do que resolvendo-os;
  • o gerente do projeto é responsável por todos os aspectos do projeto;
  • os interesses do cliente e do projeto devem ser defendidos e atendidos pelo gerente do projeto;
  • linguagem do PMI® – “PMIismo” (terminologia).

 

Dentre alguns dos assuntos que você precisa dominar para o exame de certificação, estão:

  • definir partes interessadas, responsabilidades e habilidades do gerente de projeto e patrocinador;
  • definir projeto, programa e portfólio;
  • diferenciar projetos de operações;
  • conhecer as estruturas organizacionais e contexto do gerenciamento de projetos;
  • aplicar os processos de gerenciamento de projetos, conhecer sua se- quência de execução, entradas, ferramentas & técnicas e saídas;
  • desenvolver a Estrutura Analítica do Projeto (EAP), descrever atividades e o caminho crítico;
  • desenvolver cronograma e orçamento;
  • aplicar técnicas de valor agregado;
  • gerenciar recursos humanos (teorias da motivação e construção de equipes);
  • gerenciar a qualidade (ferramentas e técnicas);
  • gerenciar a comunicação;
  • realizar gerenciamento de risco;
  • conhecer os processos de aquisições;
  • dirigir a execução do projeto;
  • monitorar e controlar o projeto;
  • controlar as mudanças e gerenciar a configuração;
  • encerrar o projeto.

Em nossos próximos conteúdos, trataremos de todos os tópicos abordados nos exames de certificação CAPM® e PMP®.

 

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