Vale a Pena Buscar Certificações em Gerenciamento de Projetos?

Vale a pena buscar certificações em

gerenciamento de projetos?

Quando eu comecei a minha carreira em 2004, a minha primeira pergunta foi “Como eu faço para obter uma certificação em gerenciamento de projetos?”. Depois de algum tempo, conhecendo melhor metodologias e padrões, especialmente através do PMI (Project Management Institute), comecei a entender que a pergunta deveria ser outra:

Qual a melhor certificação para a minha carreira em gerenciamento de projetos?

Isto é, existem diversas certificações (hoje muito mais do que nunca). Cada certificação tem um determinado público-alvo, pessoas com determinado conhecimento e experiência, que desejam avançar no caminho de carreira escolhido. Mas qual seria esse caminho?

Você precisa saber que a carreira em gerenciamento de projetos é muito ampla

O gerenciamento de projetos, embora tenha nascido das necessidades de projetos de engenharia e construção civil, aplica-se a todos os ramos de atividades, desde projetos de campanhas de marketing, projetos de treinamentos em recursos humanos até as mais variadas aplicações, como projetos de eventos, projetos de produtos financeiros, reestruturação e mudanças organizacionais, fusões entre empresas e outros.

Atualmente, as organizações estão cada vez mais voltadas ao gerenciamento eficiente e eficaz de projetos como forma de viabilizar e concretizar as metas de seus planejamentos estratégicos. Uma boa metodologia de gerenciamento de projetos permite a obtenção de sucesso nos resultados de maneira consistente e repetível, além de ensejar a criação de um repositório de inteligência (informações históricas e lições aprendidas) extremamente útil.

Consequentemente, a carreira em gerenciamento de projetos está em algo. Na verdade, os conhecimentos em gerenciamento de projetos é que são valiosos para todo tipo de profissional. Muitas vezes, você não vai ter o título ou o cargo “gerente de projetos”, você pode ser um coordenador acadêmico que está responsável por novos projetos de cursosou pode ser um gerente comercial responsável por implantar novas filiais. Enfim, existem diversos outros “nomes” para “gerente de projetos”. E esses profissionais sempre estarã em alta, uma vez que mudanças cada vez mais rápidas impactam as organizações.

Carreira em Gerenciamento de Projetos

Para você que deseja saber mais sobre a carreira em gerenciamento de projetos, eu recomendo o webinar abaixo do Ricardo Vargas.

À medida que você avançar na sua carreira em gerenciamento de projetos, vai observar que o mercado de trabalho exige certificações e formações para que você possa se desenvolver e ter sucesso. Portanto, comece definindo seus objetivos de carreira e identificando os conhecimentos necessários. 

Somente depois que você possuir experiência suficiente, procure as certificações. Lembre-se que obter uma certificação é um processo. Não é um evento que torna você melhor do dia para noite. Você deve se preparar por algum tempo, estudando e aplicando, para obter o reconhecimento desejado.

Embora as certificações abram muitas portas, aparecem como pré-requisitos em vagas de empresas e em concursos públicos, o conhecimento e a experiência são os ativos mais valiosos que realmente vão fazer você progredir.