Qual a sua opinião sobre o futuro do gerenciamento de projetos?

A grande maioria das organizações já entendeu a importância do planejamento estratégico e desenvolve atividades no sentido de prever cenários, desenvolver planos e metas a serem atingidas para que possam sobreviver e se sobressair no ambiente de concorrência de hoje. Muitos esforços e recursos foram consignados à implantação de sistemas de gestão da qualidade, com vistas aos processos organizacionais e operacionais, para buscar eficiência e melhoria contínua.

O Planejamento Estratégico define a missão da empresa e sua visão e também estabelece metas para direcionar, verificar e controlar o atingimento dos objetivos. Gerenciamento de projetos seria o veículo (ferramentas e técnicas de execução) para atingir a visão da empresa. Poderíamos dizer que a visão é o que a organização deseja atingir (alvo), a missão é aquilo que ela se propõe a fazer e o gerenciamento de projetos é o “como fazer”.

Gerenciamento de projetos é o caminho para atingir a visão (metas e objetivos) por meio da missão, com base nos valores da organização.

Atualmente, as organizações estão cada vez mais voltadas ao gerenciamento eficiente e eficaz de projetos como forma de viabilizar e concretizar as metas de seus planejamentos estratégicos. Uma boa metodologia de gerenciamento de projetos permite a obtenção de sucesso nos resultados de maneira consistente e repetível, além de ensejar a criação de um repositório de inteligência (informações históricas e lições aprendidas) extremamente útil.

O gerenciamento de projetos, embora tenha nascido das necessidades de projetos de engenharia e construção civil, aplica-se a todos os ramos de atividades, desde projetos de campanhas de marketing, projetos de treinamentos em recursos humanos até as mais variadas aplicações, como projetos de eventos, projetos de produtos financeiros, reestruturação e mudanças organizacionais, fusões entre empresas e outros.

https://youtu.be/Y8dWmYSGqZI

As empresas e organizações querem garantias de que seus projetos obterão êxito e de que serão realizados dentro dos parâmetros de custo, tempo e qualidade desejados e planejados, resultando em satisfação do cliente.

Quais são os documentos de projeto essenciais?

Precisamos mesmo de EAP/WBS? E cronograma?

As metodologias híbridas e ágeis são o futuro?

Deixe seus comentários!