Sem tempo para Planejar o Projeto?

Vale a pena Planejar?

  • “Não tenho tempo para planejar”;
  • “As coisas aqui são diferentes”; e
  • “Isso não funciona na prática”.

Essas são algumas das frases que ouvimos ao falar de projetos. Apesar de nunca haver tempo suficiente para planejar, sempre surgem tempo e recursos extra para refazer e corrigir o projeto, alimentando um ciclo negativo de projetos atrasados, gastando mais e cheios de mudanças de escopo.

Muitos se perguntam se realmente vale a pena usar todas as ferramentas e melhores práticas que temos à nossa disposição para gerenciar projetos. A resposta é: “depende”. Afinal, cada projeto é único, possuindo suas características e particularidades que precisam ser endereçadas. É responsabilidade do gerente do projeto escolher e definir quais processos, ferramentas e técnicas serão utilizados, bem como a estratégia do projeto (leia Plano de Projeto na Prática – Como Fazer?).

A minha opinião é que “se funciona em algum lugar, pode funcionar aqui”. Basta encontrar o jeito certo, fazer as adaptações necessárias e compreender as condições de contorno (VIDEO – Plano de Gerenciamento do Projeto).

Adote uma postura mais proativa e busque sempre se aperfeiçoar. Isso, certamente, aumentará as chances de sucesso em seus projetos.

Não aceita a realidade Dilbertiana que

pregam por aí…

Siga as dicas de como construir um bom cronograma e orçamento. E aprenda a utilizar um software de gerenciamento de projetos, como o MS-Project (Manual do MS-Project 2010 e Melhores Práticas do PMI®). Você vai conseguir planejar os seus projetos, eu garanto. Busque metodologias alternativas como Modelo A3 e Gerenciando Projetos em Uma Página