Video: O Que Você Precisa Saber Sobre o Plano de Gerenciamento de Projeto

[space]

05 Coisas Que Você Precisa Saber Sobre o Plano de Gerenciamento de Projetos

05-coisas-sobre-plano-de-gerenciamento-de-projeto

O plano de gerenciamento de projetos é o mapa para atingir

os objetivos e resultados esperados do projeto.

Esses objetivos, ou destino do projeto, é definido durante a

Iniciação no Termo de Abertura do Projeto.

[space]

1) O Plano é o Mapa!

Um mapa representa não apenas a rota mas também as regras para chegar ao destino. Isto é, o plano de gerenciamento do projeto não é uma linha conectando o início e o término do projeto. Esse plano inclui processos, diretrizes e orientações para a execução do trabalho.

[space]

2) O Plano Serve para definir Diretrizes e Orientações!

O mapa não é o território, porém ele guia os passos do viajante. Comparar o mapa (plano) com o território (execução) permite fazer ajustes e correções (monitoramento e controle).

Eu sei que você não precisa de mapa para ir ao trabalho todos os dias, mas isso não é projeto. Seria o análogo à operações, uma atividade repetitiva.

O projeto, por definição, é um esforço temporário para atingir um resultado único. Do mesmo modo que você não viajaria para um local desconhecido sem ter um mapa e sem conhecer as regras de trânsito, gerenciar projetos sem um plano adequado aumenta as chances de fracasso.

Em resumo, o plano de gerenciamento de projeto define processos, ferramentas e responsabilidades, descrevendo as tarefas, entregas e recursos, bem como a gestão necessários para atingir os objetivos do projeto com sucesso.

[space]

3) Como Fazer um bom Plano de Gerenciamento de Projeto?

Existem dois fatores importantes:

  • Conhecimento: quanto mais metodologias, padrões e ferramentas você domina, maior a sua “fluência” nas diferentes “línguas” do gerenciamento de projetos, o que permite a você se adaptar melhor às necessidades e contexto de cada projeto ou indústria;
  • Experiência: lições aprendidas e experiência em projetos anteriores ajuda a identificar quais são as particularidades de cada projeto, permitindo a você selecionar o que funciona e o que não funciona em cada caso.

A teoria e os conceitos gerais de gerenciamento de projetos estão por trás de todas as metodologias e abordagens. Cada metodologia pode adotar uma perspectiva diferente, adicionando ou removendo passos, utilizando processos mais simples ou mais sofisticados, incluindo novas ferramentas para melhorar a gestão dos projetos.

Afinal, a boa teoria nasce da prática, codificando ou organizando as melhores práticas. Porém, toda teoria possui condições de contorno ou de aplicação, isto é, limites. Em analogia, a Lei da Gravidade é uma só, mas pode ser representada em diferentes modelos ou teorias. Você deve saber que Força = Massa x Aceleração. Mas essa equação é muito simples para os cálculos de um foguete em decolagem.

[space]

4) Tailoring!

Sabendo que o Plano de Gerenciamento de Projeto é essencial para o sucesso, ele é sempre necessário. Pode ser um plano em uma página, várias páginas ou mesmo pastas de arquivos em um servidor, Sharepoint ou plataforma EPM. Pode até mesmo combinar multi-metodologia ou metodologias híbridas. Neste video, temos alguns exemplos de plano de gerenciamento de projetos que serão discutidos e exemplificados em outros posts do Blog.

[space]

5) Progressivo e Iterativo

É um grande erro pensar que o plano de gerenciamento de projetos é feito do dia para noite. Muitas vezes, alunos ou iniciantes em gestão de projetos ficam paralisados ao ver a quantidade de páginas que um plano pode conter. Mas ninguém disse que todo plano deve conter muitas páginas. E ninguém disse que ele é elaborado em um dia.

Não tente aplicar todas as ferramentas de uma só vez!

Comece com planos de projeto mais simples (nem que seja meia página!), depois torne seus planos mais sofisticados, adicionando novas ferramentas e processos à medida que julgar necessário. Estamos aqui para ajudar você… Fique ligado nos próximos videos e posts sobre metodologias e melhores práticas em gerenciamento de projetos!

[space]

[callout animation=”fadeInUp” title=”Dominando MS-Project 2013 e Melhores Práticas do PMI®” btn_title=”Saiba Mais” btn_url=”http://dominando.msproject2013.com.br/saiba-mais”]

As melhores práticas do PMI® descritas no Guia PMBOK® 5a Edição e o MS-Project 2013 são uma combinação perfeita para o ensino de gerenciamento de projetos. O propósito deste manual é ensinar a prática do gerenciamento de projetos, usando exemplos reais para iniciar, planejar, executar, controlar e encerrar um projeto com sucesso.

[/callout]

[space]

Comentários encerrados.