Plano de Gerenciamento de Projeto – Como Fazer?

No post anterior, falamos sobre 05 coisas importantes que você precisa saber sobre o plano de gerenciamento de projeto. Também incluímos um vídeo sobre O que é Gestão de Projetos?

Grandes dúvidas surgem na elaboração do Plano de Gerenciamento de Projeto. Para início de conversa, o processo Desenvolver Plano de Gerenciamento do Projeto é o primeiro processo a ser executado pelo gerente de projeto, logo após o processo Desenvolver Termo de Abertura do Projeto, que é elaborado pelo patrocinador (VIDEO: 47 Processos do Guia PMBOK® 5a edição).

Como Fazer?

Plano de Gerenciamento de Projeto Na Prática!

O Plano de Projeto deve conter todas as informações necessárias para a realização do projeto. Inicialmente, ele será um guia para o desenvolvimento dos planos subsidiários que serão incorporados posteriormente.

Roteiro sugerido para elaboração do Plano de Gerenciamento do Projeto (Trentim, 2014):

  1. Adquira os membros do time de projeto que farão parte da equipe de gerenciamento do projeto, pois eles devem participar do planejamento
  2. Realize uma reunião inicial com a equipe de gerenciamento do projeto para apresentar o Termo de Abertura do Projeto e discutir os objetivos do projeto
  3. Escolha e determine a metodologia para criação do Plano de Gerenciamento do Projeto. Nessa metodologia, você deve identificar quais processos serão realizados, quais ferramentas e técnicas serão empregadas e todos os passos a serem seguidos no Grupo de Processos de Planejamento
  4. Defina e descreva os modelos e padrões de documentos que serão utilizados. Você deve colocar templates em anexo para serem utilizados no projeto
  5. Determine de modo completo os procedimentos para solicitações de mudança, análise e aprovação de mudanças
  6. Procure envolver as partes interessadas em todos os processos de planejamento. Faça reuniões com os stakeholders para esclarecer pontos importantes do projeto e para alinhar as expectativas
  7. Defina os papéis e responsabilidades de todas as partes interessadas do projeto
  8. Determine como será feita a decomposição do projeto e a definição das tarefas
  9. Determine como serão feitas as estimativas de tempo e de custos
  10. Defina os padrões e políticas de Qualidade aplicáveis
  11. Identifique os procedimentos e política para gerenciamento de Recursos Humanos
  12. Identifique os procedimentos e política de aquisições
  13. Descreva como serão identificados e gerenciados os riscos
  14. Após completar os planos subsidiários de Tempo, Custos, Qualidade e Riscos, faça uma análise da adequação dos mesmos às restrições do projeto
  15. Realize nivelamento de recursos e adequação ao calendário de recursos; envolva os gerentes funcionais no planejamento dos recursos
  16. Aplique reservas e contingencias para riscos do projeto ao cronograma e ao orçamento
  17. Mostre ao patrocinador as opções disponíveis para o gerenciamento do projeto, realize reuniões com as partes interessadas para esclarecimento e obtenção de apoio
  18. Todos os planos subsidiários do projeto devem ser acordados e aprovados pelas partes interessadas, assim como o Plano de Gerenciamento do Projeto

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