O Que é Inovação Sistemática? Como Fazer Na Prática?

[space]

Qual a Diferença entre Inovação e Criatividade?

Criatividade “é a capacidade de gerar ideias novas e inusitadas”. Inovação “é a capacidade de aplicar ideias” (Sabbag, 2007). Ou seja, inventividade, genialidade e criatividade poderiam ser considerados sinônimos com o foco na geração de ideias, que é a base do pensamento criativo.

Todos nós temos ideias e momentos criativos. Entretanto, tirar as ideias do papel exige capacidade de execução, mesmo que essas ideias tenham sido geradas por outras pessoas.

A criatividade, portanto, pode ser associada a indivíduos, enquanto a inovação pode ser associada a organizações. A inovação busca concretizar benefícios através da implementação de ideias na prática.

Podemos inovar não apenas em novos produtos e tecnologias, mas também em processos, modelos de negócios, estratégias e demais competências (Hamel e Prahalad, 2013).

[space]

Como podemos nos tornar inovadores mais eficazes?

Os Princípios Inventivos são sugestões de possíveis soluções para um determinado problema. A forma mais simples de utilização dos Princípios Inventivos consiste em simplesmente analisar o problema em estudo à luz de cada um dos princípios, buscando aplica-los para a melhoria do problema em questão. Partindo da generalização para depois buscar soluções específicas, os passos são:

  1. Definir o problema específico
  2. Identificar o problema genérico
  3. Obter soluções para o problema genérico
  4. Escolher soluções específicas

inovacao-oportunidade-trentim

Figura 1 – Inovação, problema ou oportunidade

[space]

[callout animation=”fadeInUp” title=”Videos sobre Projetos?” btn_title=”TRENTIM no Youtube” btn_url=”https://www.youtube.com/channel/UCW4md7iNrIj46mZuO7RyFGw”]

Toda semana um novo vídeo![/callout]

[space]

Solução Inventiva de Problemas e Inovação Sistemática

A TRIZ apresenta uma abordagem sistemática para a análise de problemas desafiadores, onde a inventividade é necessária, e para isso oferece uma gama de estratégias e ferramentas que ajudam a encontrar soluções criativas. Um dos primeiros resultados da sólida pesquisa  em que a teoria se baseia foi a conclusão de que a grande maioria dos problemas que exigem soluções criativas normalmente reflete uma necessidade de ajustar ou superar um dilema entre dois elementos contraditórios. O objetivo central da análise baseada em TRIZ é aplicar sistematicamente suas estratégias e ferramentas para encontrar boas soluções, que sejam capazes de resolver a necessidade de ajuste ou equilibrio entre esses dois elementos.

A combinação de todos esses conceitos juntos – a análise da contradição, a busca de uma solução ideal e a busca por um ou mais dos princípios para superar a contradição, são os elementos-chave de um processo que é projetado para ajudar o inventor a se envolver com intencionalidade e foco.

inovacao-sistematica-trentim

Figura 2 – Inovação Sistemática (Adriano Lima, 2012)

[space]

Agora já temos os conceitos. Nos próximos posts, vamos trazer exemplos de inovação sistemática e prática para você!

[space]