Metodologia Híbrida ou Multi-Metodologia em Gestão de Projetos?

É possível combinar metodologias, melhores práticas e padrões em abordagens híbridas em gestão de projetos?

Muitos profissionais questionam a necessidade de padronização na gestão de projetos. Será que existe mesmo uma única “receita de bolo” ou conjunto de processos adequados para todo tipo de projeto? Trata-se de uma pergunta razoável, tendo em vista o mundo volátil em que a mudança é a única certeza. Metodologia híbrida pode ser a solução.

Na verdade, o bom profissional de gerenciamento de projeto deve conhecer diferentes ferramentas e técnicas, bem como suas condições de aplicação. Compreendendo o ambiente, você será capaz de escolher a abordagem certa para as necessidades de cada projeto, podendo ser uma combinação de metodologias.

É por isso que eu sempre destaco a importância de ser “fluente” em diferentes “línguas ou dialetos”, tais como: Scrum, PRINCE2, FPX, Guia PMBOK®, FEL, entre outras. Há uma abundância de metodologias e padrões. Todos elas têm o seu lugar. No entanto, como você pode construir metodologias híbridas que atendam às necessidades de seus projetos?

[space]

Neste post, vamos nos concentrar no gerenciamento do tempo ou prazo. Em vários dos meus projetos, eu utilizo uma combinação de três cronogramas ou três visões:

  • Visão Executiva
    • Esta é uma versão macro da linha do tempo do projeto, incluindo apenas os marcos, os principais subprodutos e os pontos de decisão. A idéia por trás dessa visão está baseada no princípio Gerenciar por Exceções, do PRINCE2®. Afinal, você não quer incomodar o seu patrocinador, executivos seniores e cliente com todos os detalhes do projeto.
  • Visão Gerencial
    • Este é um cronograma mais detalhado com pacotes de trabalho e atividades, incluindo reservas e contingências. Sendo o gerente de projeto, você pode usá-lo como linha de base para monitorar e controlar a execução do projeto. Essa visão gerencial está mais alinhada com os processos gerenciamento do tempo em projetos, de acordo com o Guia PMBOK®.
  • Visão da Equipe
    • Isto é o que eu chamo “micro-gestão” das tarefas. Você pode utilizar Scrum ou Kanban para quebrar as atividades do cronograma em pequenas tarefas a serem gerenciadas de modo visual pela equipe (ou equipes) durante a execução. A visão da equipe é o lugar onde o verdadeiro trabalho acontece. Você aumentar o compromisso com as reuniões de stand-up e melhorar a produtividade, discutindo questões e e removendo obstáculos.

A gestão de um cronograma do projeto já é um enorme desafio. Manter três cronogramas é uma loucura, certo!? Bem, antes de desligar seu cérebro e parar de ler este post, deixe-me explicar a lógica por trás dessa abordagem.

Em primeiro lugar, não se trata de três cronogramas separados, mas sim de diferentes visões de um mesmo cronograma integrado. Essas visões devem ser desenvolvidas, gerenciadas e atualizadas de forma coesa e coerente. Não pode haver informações conflitantes nessas visões São apenas níveis de detalhamento diferentes.

[space]

Visão Executiva

A Visão Executiva destaca os marcos mais importantes para apoiar a tomada de decisões a nível da direcção. O Conselho de Projecto ou patrocinador é responsável por fornecer orientação e orientação para o projeto na gestão por etapas e na gerenciamento por exceção.

metodologia hibrida - visao executiva
Figure 1 – Visão executiva usando a linha do tempo (cronograma de fases e marcos)

[space]

Visão Gerencial

A visão gerencial traz maiores detalhes dos pacotes de trabalho e atividades. O gerente de projeto é responsável pelo planejamento e supervisão do projeto, a fim de alcançar os objetivos definidos no Termo de Abertura do Projeto. O gerente de projeto é responsável pela gestão de riscos e contingências, desde que ele ou ela conhece tolerâncias do projeto.

metodologia hibrida - visao gerencial

Figure 2 – Visão gerencial (gráfico de Gantt)

[space]

Visão da Equipe

A visão da equipe permite flexibilidade, acrescentando um novo grau de liberdade e tolerância que melhora os resultados do projecto. Neste ponto de vista, o ciclo de vida do projeto, fases, macro-resultados e principais tarefas são divididas em atividades menores para orientar a execução diária e semanal (http://trentim.com.br/gestao-agil-de-projeto-e-kanban/).

metodologia hibrida - visao equipe

Figure 3 – Visão da equipe (quadro Kanban)

[space]

Abordagem Híbrida

Para funcionar, é necessário governança (Video). O patrocinador é o responsável pelos benefícios e objetivos do projeto, estabelecidos no Termo de Abertura do Projeto e Business Case. O gerente do projeto é responsável pelo planejamento, gestão e controle do projeto, organizando recursos e orientando o trabalho. Dependendo do tamanho do projeto, líderes de equipes, responsáveis por aspectos técnicos e de execução sobre os pacotes de trabalho específicos, podem gerir suas próprias entregas, às vezes seguindo abordagens ágeis, resultando em uma metodologia híbrida muito eficaz.

metodologia hibrida - gestao de projetos PRINCE2 PMBOK Scrum

Figure 4 – Metodologia híbrida

O ajuste fino depende dos processos organizacionais, cultura e estrutura da empresa. A melhor combinação também precisa considerar as particularidades dos projetos. Porém, multi-metodologias ou abordagens híbridas podem impulsionar os resultados dos seus projetos, aproveitando o melhor de cada uma delas.

Você tem alguma experiência combinando metodologias, ferramentas, experiências ou novos conhecimentos? Compartilhe conosco nos comentários!

 

Comentários encerrados.